sábado, 26 de novembro de 2011

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência".Schopenhauer


"Somos escravos do querer viver, que torna em nós a aparência ilusória de uma vontade individual. Lutamos selvagemente uns contra os outros para conquistar riquezas e honras que a morte logo nos arrancará. Somos escravos do desejo, deste desejo que é sofrimento – sofrimento da necessidade enquanto não satisfeita, sofrimento do tédio quando podemos obter tudo o que desejamos. A vida oscila, como um pêndulo, do sofrimento ao tédio. Por outro lado, a necessidade não cessa de renascer das cinzas e a satisfação que o mundo pode dar aos nossos desejos assemelha-se à esmola hoje dada ao mendigo e que o faz viver o bastante para estar faminto amanhã".

(Dores do Mundo – Schopenhauer).





2 comentários:

  1. Um livro bacana para se saber de algumas ideias desse filósofo é "A Cura de Schopenhauer", do Irvin D. Yalom. É o mesmo autor de "Quando Nietzsche Chorou", ele romantiza a história dos pensadores e escreve em uma linguagem bem simples e fluída.

    ResponderExcluir
  2. Oi Duanne, obrigada pela dica, já sabia do livro do Nietzsche, faz tempo que quero ler, acho que tem até o filme desse livro. Do schopenhauer também gostaria de ler, por enquanto vou pesquisar sobre ele. Abração!!

    ResponderExcluir